Destaques da Semana (21/08/2017 a 25/08/2017)


Fala pessoal, blz?

O post de hoje traz uma novidade para o blog. A partir de hoje, todas às sextas-feiras, passaremos a apresentar 5 listas de decks extraídos do site Liga Magic.

Como todos devem saber, o site da Liga Magic proporciona que seus usuários arquivem as listas dos seus decks e, dessa forma, torna-se um interessante lugar de busca de listas não somente no formato Pauper, mas nos demais formatos também.

Dessa forma, serão analisados todos os decks do formato Pauper registrados na Liga Magic durante a semana e serão destacados os 5 mais interessantes e que fogem à regra das listas tradicionais ou Tiers do formato.

Para a escolha dos decks serão levados em consideração a criatividade, a estratégia baseada em alguma habilidade ou mecânica e a existência de cartas que não são usualmente utilizadas no formato.

Embora a ideia central não seja trazer listas de decks Tiers 1 ou 2, caso alguma lista apresente alguma modificação interessante e que chame a atenção com base nos critérios acima mencionados, pode ser que essa lista se torne um destaque da sema.

O principal objetivo com essa "série" de posts é abrir a discussão sobre as possibilidades ou não que esses decks possuem de ver jogo ou até mesmo absorver uma ideia ou a utilização de uma carta desconhecida que possa fazer sentido em algum outro deck.

Por tal motivo, é que aguardamos a sua opinião, que será muito bem-vinda.

Sem mais demora, passemos a analisar os 5 decks em destaque da sema:

1) UG Evolve: Essa habilidade de Evoluir é uma habilidade poderosa, pois, é possível fortalecer suas criaturas aumentando o poder e resistência delas com o acréscimo de marcadores +1/+1, a medida em que você baixa outra criatura que tenha poder ou resistência maior que aquelas existentes no campo de batalha sob seu controle. É possível, inclusive, que essa evolução seja desencadeada em várias criaturas ao mesmo tempo, bastando que apenas uma só criatura entre no campo de batalha. 

Dessa forma, se você tiver, por exemplo, um Raptor de Aerobatanas mais um Crocanuro e baixar um Mulldrifter, ambas as criaturas irão evoluir, ganhando cada uma um marcador +1/+1, passando o Raptor a ficar 1/2 e o Crocanuro 2/4.

No entanto, a lista abaixo traz em paralelo uma outra habilidade que complementa aquela habilidade de Evoluir; trata-se da habilidade de Proliferar, que se torna possível em razão do Colibri Tamborilante. Por possuir essa habilidade (Proliferar), toda vez que o Colibri causar dano de combate ao oponente, seu controlador escolhe quantas permanentes ele possui com marcadores e adiciona mais um marcador, seja esse de que natureza for. Assim, se as criaturas que você possui tiver marcadores (e terão, em razão da habilidade Evoluir), você adicionará um marcador +1/+1, tornando suas criaturas mais fortes.

Essa é a dinâmica da lista abaixo.
    

2) UB Strangler: Essa outra lista é bem interessante e se apresenta como um deck Combo, cujas peças principais são: Bruxa Cata-Pensamento + Andarilho Mortus ou Esqueleto do Sanatório ou Serviçal Myr.

Assim, utiliza-se a habilidade da Bruxa de olhar 2 cartas do topo do grimório do oponente e remover uma delas. Mas, para que o uso dessa habilidade seja possível, há um custo adicional de se sacrificar uma criatura e é ai que as criaturas como Andarilho, Esqueleto e Serviçal Myr se encaixam, pois são criaturas que podem voltar facilmente do cemitério, proporcionando um "ooping" interminável de criaturas que vão e voltam.


3) Sultai Blink: É frequente se deparar com listas que se utilizam do efeito de "Blincar" permanentes, porém, essas lista se baseiam na cor Azul, Branca e Preta. No entanto, essa lista adiciona a cor Verde, tomando-se por base as cores da tribo Sultai do bloco de Khans de Tarkir.

Observem que são utilizadas apenas 3 cartas Verdes na lista: Comungar com os Deuses, Pulsação de Murasa e Coração Sereno (esta última no Sideboard).

As cartas Comungar com os Deuses e Pulsação de Murasa ajudam a encontrar ou devolver do cemitério as criaturas que serão "Blincadas", mas, sinceramente, não me parece que a adição da cor Verde seria eficaz em encontrar as peças do Combo, pois, é muito difícil manter um deck de 3 cores no pauper, em razão da base de mana.

Em todo o caso, não deixa de ser uma lista que procura novos ângulos para proporcionar uma melhor utilização do "Blink".


4) GR Threshold: A lista abaixo se apoia na habilidade de Threshold (Limiar), que desencadeia quando se tem 7 ou mais cartas no seu cemitério.

Embora a habilidade de Limiar esteja no nome do deck, somente uma criatura da lista possui essa habilidade: Homem-Urso (só por esse fato eu já trocaria o nome da lista, rs). Essa habilidade acaba sendo facilmente desencadeada, pois, o cemitério é alimentado por cartas como: Lutar com o Passado e Golgari de Escama Parda.

A lista ainda se utiliza de 2 criaturas que não são vistas com frequência nos decks Tiers 1 e 2 do atual metagame: Blastoderma (do qual eu sou fã) e Mago da Guilda Agrícola (que não me parece tão boa nesse contexto).

Na minha opinião, esse deck poderia explorar melhor não somente a habilidade de Limiar, como também a de Esquadrinhar, que é a habilidade de exilar as cartas de seu cemitério para pagar o custo de mana genérica da carta, que é a habilidade que a criatura Mandris Estridentes possui.


5) Morph Flicker: Por fim, mais um deck baseado na habilidade de "Blincar" as cartas, porém, de uma maneira bem criativa, que é utilizar o Bruxuleio Fantasmagórico para "blincar" as criaturas que estão morfadas, para que elas possam voltar ao campo de batalha com a face voltada para cima e desencadear suas demais habilidades.

Você pode utilizar a habilidade de Metamorfose de uma carta pagando um custo genérico de 3 manas e fazendo com que ela entre no campo de batalha com a face voltada para baixo, como se fosse uma criatura 2/2 e, a qualquer momento, pagando o custo de Metamorfose, você pode voltar a face da carta para cima.

Como pode ser observado na lista abaixo, todas as criaturas possuem a habilidade de Metamorfose e todas elas possuem também custos elevados (entre 6 e 7 manas). No entanto, ao fazer com que elas entrem morfadas no campo de batalha para, na sequência, usar o "blink" do Bruxuleio Fantasmagórico, você consegue conjurar as criaturas por um custo bem baixo (3 manas da habilidade de Metamorfose) e também contornar o custo específico de mana.

Observe que a lista abaixo não utiliza nenhuma fonte de mana Vermelha, Preta ou Verde, porém, utilizando-se da junção das habilidades de Metamorfose e "blink" é possível conjurar as criaturas, tais como: Efrite Mestre de Armas e Guia Abzan.

Eu achei bem criativa e interessante a lista por encontrar uma forma inteligente de contornar o custo elevado e a variedade de mana específica das criaturas utilizadas.


Bom, pessoal. Esses foram os decks em destaque desta semana.

Espero que tenham gostado da iniciativa e também espero que vocês possam enriquecer o posto com seus comentários.

Até a próxima!


Comentários

  1. Fábio, depois da uma olhada na lista " 101 Dalmatas ".
    Uma legítima Toolbox que usa o "teachings" para procurar as peças chaves.
    Abraço, Jairo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Jairo. Pode deixar que eu vou procurar essa lista sim. Valeu pela dica. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Comente! Queremos saber se você gostou do post.