Affinity (Temur) - Análise


Olá pessoal, blz?

Hoje falaremos sobre o deck Affinity (Temur), um dos decks Tier 1 mais fortes do formato. 

Uma breve nota inicial é sobre a referência ao Temur no nome do deck. Essa designação refere-se a união das cores vermelha, azul e verde. Como existem outras versões do Affinity, importante ressaltar que abordaremos hoje essa versão Temur, que é a mais conhecida.

Para quem está começando agora, esse deck tem o nome de Affinity, pois, Affinity é uma habilidade no Magic que permite uma carta ser conjurada com diminuição de custo, com base na quantidade de artefatos que você controla. Esse é o ponto central do deck: sua sinergia está concentrada em rodar o deck em torno dessa habilidade.
OS TERRENOS
Como pode ser bem observado, todos os terrenos são artefatos. Isso é importante para se manter a sinergia do deck, uma vez que a habilidade de Affinity de algumas cartas necessitarão de artefatos para poderem ser conjurados com maior facilidade.

Outro fato que chama a atenção no Affinity é a sua pequena quantidade de lands: em média 16. Algumas listas incluem 1 ou 2 cópias do terreno artefato branca (Ancient Den) com o objetivo de contornar a possibilidade de vir poucos terrenos nas mãos iniciais.

Eu cheguei a fazer alguns testes incluindo 1 Ancient Den, porém, não vi resultado prático, de forma que abandonei a ideia.

Apesar de ser um deck muito forte, um dos grandes problemas do Affinity é que você vai precisar mulligar com certa frequência, pois, ou você não terá lands suficientes, ou não terá o terreno da cor certa na mão inicial.

AS CRIATURAS:
Myr Enforcer (x4) + Frogmite (x4) + Gearseeker Serpent (x2): Essas são as criaturas do deck com a habilidade de Affinity, sendo que cada uma delas possuem funções diferentes na estratégia do deck. O Frogmite, com frequência, vai descer no turno 3 ou 4 "de graça" por causa da sua habilidade de Affinity. Na maioria das vezes você vai ser utilizá-lo para gerar mana com o Sprengleaf Drum. Já o Myr Enforcer e o Gearseeker Serpent são utilizados para atacar o oponente.
O deck roda com apenas 2 cópias do Gearseeker Serpent em razão do seu custo duplo de UU ser muito "pesado" para o deck. Algumas listas usam o Terrarion com o objetivo de gerar 2 manas de qualquer cor de uma única vez para facilitar o cast do Gearseeker Serpent, além de ainda esse artefato lhe proporcionar 1 draw.
Porém, após vários jogos com o Affinity eu acabei decidindo tirá-lo do deck porque na maioria das vezes eu não conseguia filtrar as duas fontes de manas UU necessárias.
Assim, nesse slot eu acabei colocando 2 cópias do Somber Hoverguard. Essa criatura tem o custo de mana convertido de 6 (5+U), se tornando mais fácil de ser conjurada do que o Gearseeker Serpent. Porém, ela também possui a habilidade de Affinity, além de ser uma criatura voadora, que consegue segurar um Delver of Secrets transformado, por possuir um corpo 3/2.

Carapace Forger (x4): Essa criatura não possui Affinity, porém, isso não quer dizer que ela não tenha sinergia com artefatos.
Por causa de sua habilidade de Metalcraft, essa criatura 2/2 se torna uma 4/4. A habilidade de Metalcraft é ativada toda a vez que você controlar 3 ou mais artefatos e você vai conseguir ativar essa habilidade com toda a certeza
O Carapace Forger é uma excelente atacante e coloca pressão sobre o oponente logo nos primeiros turnos, pois, no turno 2 ela já pode entrar 4/4.

Atog (x4): É a principal criatura do deck e a sua sinergia com os artefatos é total: toda a vez que você sacrifica uma criatura para o Atog ele recebe +2/+2 até o final do turno. Essa é a jogada que você fará ou para defender o Atog de um Lightning Bolt, de um Flame Slash ou de uma troca de dano no combate.
Porém, essa jogada de sacrificar artefatos para deixar o Atog gigante também é utilizada para finalizar o jogo, quando combinada com o Temur Battle Rage; esse é o combo, a win condition principal do deck.
A outra combinação muito utilizada nesse deck é o Atog + Fling; você sacrifica a quantidade de artefatos necessários para deixar o poder do Atog igual ou maior que a quantidade de pontos de vida do seu oponente e conjura o Fling, que vai causar no oponente a quantidade de dano igual ao poder da criatura sacrificada.
Algumas dicas importantes nessa jogada de Atog + Temur ou Atog + Fling: 1) não sacrifique seus artefatos todos de uma vez. Sacrifique um por vez e pergunte ao oponente se o efeito foi resolvido, para só depois sacrificar outro artefato. Se você sacrificar tudo de uma vez e tomar um counter do oponente, pode conceder porque você já perdeu; 2) antes de sacrificar os terrenos, gere mana primeiro e deixá-las na pool, assim você terá as manas necessárias para usar o Temur (ou o Fling). Se você sacrificar os terrenos antes de gerar mana, já era!; 3) por último, use o Gavanic Blast para dar 4 de danos no oponente antes de sacrificar todos os seus artefatos, pois, se você sacrificar tudo não haverá artefatos para ativar o Metalcraft da carta (eu já fiz isso e não derrotei o oponente por falta dos 2 pontos de dano que era do Metalcraft).
OS FILTROS DE MANA:
Springleaf Drum (x4): Esse artefato pode gerar uma mana de qualquer cor, desde que você vire uma criatura em conjunto com ele. Essa criatura pode ser o Frogmite, o germe do Flyer Husk, ou qualquer outra criatura, mesmo que ela esteja com enjoo de invocação; esse é o "pulo do gato", você pode virar a criatura que acabou de entrar em jogo para gerar a mana da cor que precisa.

Chromatic Star (x4): Esse artefato é versátil pois, além de você conseguir gerar uma mana de qualquer cor, ao sacrificar esse artefato no processo, você ainda dá 1 draw. A Chromatic Star pode ainda ser utilizada em combinação com o Atog. Se o oponente for destruir essa criatura, você pode, em resposta, sacrificar a Chromatic Star para, pelo menos, dar 1 draw.

Prophetic Prism (x3): Esse artefato é outra fonte de filtro de mana e, ao entrar em jogo, você tem 1 draw.
Algumas listas chegam a utilizar 4 Prophetic Prism, mas eu acredito que 3 é o suficiente, até mesmo porque eu prefiro deixar um slot aberto para incluir mais 1 Flayer Husk, pois o germe de criatura pode ser usada nos primeiros turnos para gerar mana juntamente com o Springleaf Drum.

OS SUPORTES:

Thoughtcast (x4): Embora tenha um custo alto de mana convertido de 5 (4+U), você vai, na verdade, conjurar esse feitiço por seu custo de U, em razão da habilidade de Affinity que a carta possui.
Em um deck com apenas 16 terrenos e que roda com 3 cores, é essencial que tenha uma fonte de draw efetiva, como é o caso do Thoughtcast.
Afinal, ter 2 draw por uma única mana não é um efeito que você encontra facilmente, não é mesmo?
Flayer Husk (x3): Esse artefato é um equipamento bem versátil para o deck, pois, pelo fato de ser um Living Weapon, ele entra em campo gerando um token de Germ que fica automaticamente equipado. Assim, temos pelo custo de 1 mana incolor uma criatura 1/1.
Essa criatura será utilizada, na grande maioria das vezes, para gerar mana juntamente com o Springleaf Drum, pois você vai conjurá-la no turno 1 ou 2.
Quando esse tokem for destruído por qualquer motivo, o Flayer Husk passa a ser um equipamento normal e, nesse caso, você vai querer equipar as suas criaturas 4/4 (Carapace Forger e Myr Enforcer), para tirar da mira deles um Flame Slash ou até mesmo um Galvanic Blast.


Metallic Rebuke (x2): Essa mágica de anulação chegou ao Pauper por meio da edição de Revolva do Éter, do bloco de Kaladesh, cuja temática foi baseada em artefatos, trazendo consigo uma nova habilidade; Improvise.
Por essa habilidade, o custo de mana genérico da carta pode ser pago ao virar tantos quantos artefatos forem necessários.
Assim, no caso do Metallic Rebuke, basta virar apenas 2 artefatos e você terá uma mágica de anulação apenas pelo custo de U.
Com 2 cópias no main deck, essa anulação pega os adversários de surpresa, seja no momento de proteger seu combo (Atog + Temur Battle Rage), seja no momento de anular uma carta-chave de seu oponente, como um Lead the Stampede do Elfos,  para impedir que ele forre a mesa de criaturas, ou um Seeker of the Way do W Heroic, para evitar que ele ganhe pontos de vida.
Essa carta já me salvou inúmeras vezes e a sua eficácia no deck Affinity foi testada pelo Alexandre Weber no Nacional Pauper Legacy 2017, que se consagrou bi-campeão do torneio.
Recomendo assistir a entrevista do Alexandre Weber no canal Magic Competitivo (Parte1 e Parte 2).

Galvanic Blast (x4): Essa mágica instantânea causa 2 pontos de dano pelo custo de R. Porém, se você controlar 3 ou mais artefatos sua habilidade de Metalcraft vai ser ativada e, ao invés de 2 de dano ela vai causar 4!
Essa é uma carta muito boa ou para destruir uma criatura do oponente ou até mesmo para finalizar o jogo. Observe que 2 cópias dela na mão com o Metalcraft ativado equivalem a 8 danos pelo custo de R para cada uma.
Nada mal!
A WIN CONDITION:
Temur Battle Rage (x2): Já foi dito na análise do Atog que essa carta é peça fundamental do combo, e parte da win condition do deck. No entanto, alguns detalhes devem ser ditos com relação a essa carta, para extrair ao máximo a capacidade que ela possui.
Antes de essa carta chegar ao Pauper por meio da edição de Destino Reforjado, do bloco de Khans de Tarkir, o Affinity se escorava apenas no Fling como win condition. Essa combinação já era bem poderosa.
Mas, com a vinda do Temur Battle Rage, o Affinity ganhou um novo (ou complementar) caminho para a vitória.
Nos meus testes com o Affinity eu joguei tanto com Fling quanto com Temur Battle Rage de forma isolada, sem combinar ambas na lista.
Qual a minha conclusão?
Eu acredito que o Temur Battle Rage acaba sendo mais versátil que o Fling e na maioria das vezes  e traz a vitória mais rápido (já ganhei um jogo no turno 3). Porém, o ideal é combinar 1 cópia de cada uma delas, pois, contra decks control, o Fling é muito melhor.


Quando você usa o Temur Battle Rage, a carta concede à criatura alvo a habilidade de Double-Strike, ou seja, ela causa inicialmente o dano de First-Strike (dano esse não revidado pela criatura bloqueadora) e, na sequência, ela causa o dano de combate normalmente (dano esse que pode ser revidado pela criatura bloqueadora se ela sobreviver ao dano de First-Strike).
Traduzindo, se você ataca com seu Atog 11/12 e seu oponente defende com uma criatura 2/2, se você usar o Temur Battle Rage no seu Atog ele vai causar 11 de danos iniciais do First-Strike, matando a criatura e, na sequência, vai causar 11 de dano direto no oponente.
Se somente fosse pela habilidade do Double-Strike o Temur Battle Rage já seria uma carta forte, porém, ela ainda possui a habilidade de Ferocious, ou seja, se você controla uma criatura 4/4 ou maior, o Temur Battle Rage concede à criatura alvo a habilidade de Trample. Isso significa que, todo o dano excedente ao número de resistência da criatura bloqueadora se transforma em dano direto no oponente.
Voltando ao cenário acima exposto, como seu Atog está 11/12, a habilidade de Ferocious já é ativada no Temur Battle Rage. Portanto, quando você ataca e o oponente bloqueia com a criatura 2/2, o dano excedendo do First-Strike, que são 9, mais o dano de combate normal, que são 11 (poder da criatura), vão causar ao todo 20 de danos diretos no oponente!
É desse jeito que o Termur Battle Rage funciona no Affinity como sua win condition e, na minha visão, ela acaba sendo mais versátil que o Fling.
Se naquele cenário acima você só tem o Fling na mão e seu Atog está 11/12, qualquer criatura 1/1 bloqueia o Atog nenhum dano de combate será sofrido pelo oponente. Agora, se você tem o Temur Battle Rage a situação é outra, pois você consegue infligir um dano muito maior, ainda que o oponente bloqueie o Atog.
Nos meus testes o Fling acabou sendo mais útil contra decks que tem muitas remoções, como é o caso do Mono Black Control, pois, dificilmente você vai conseguir descer o Atog em um turno e atacar com ele no turno seguinte, pois ele será alvo de remoção, com certeza. Agora, se você desce o Atog e no mesmo turno sacrifica os artefatos para usar o Fling, você não depende do ataque para vencer a partida.
Por fim, observe que, pelo fato de o Temur Battle Rage conceder Double-Strike à criatura alvo, você não precisa sacrificar muitos artefatos para deixar seu Atog ameaçador. Já com o Fling, você precisa que o poder do Atog seja igual a quantidade de pontos de vida do seu oponente e, em alguns casos, uma quantidade maior de artefatos necessitam ser sacrificados para esse objetivo.
Esse também é um fator que me fez manter 1 cópia do Temur Battle Rage no deck, deixando o outro slot para o Fling.

O SIDEBOARD:
Nesse tópico é importante uma observação: essas foram as cartas que eu mais utilizei durante a minha fase de experiência e teste do Affinity. Porém, após analisar o desempenho de cada uma delas frente aos jogos que eu fiz, eu acabei definindo um sideboard mais "completo e eficiente" no meu ponto de vista. 

Assim, ao ver a lista final do deck abaixo, você verá que as quantidades de algumas cartas ou até mesmos outras foram acrescentadas ou excluídas do Sideborad. A lista abaixo, portanto, é a minha lista definitiva e analise aqui são das cartas que estavam antes da definição do Sideboard.

Gorilla Shaman (x2): Essa criatura está no sideboard para um objetivo principal: mirror match!
Existe alguma carta pior para o Affinity que o Gorilla Shaman? A princípio eu diria que não, principalmente se essa criatura entrar no turno 1 ou 2 do oponente, porque, nesse caso você, ela vai dificultar em muito a vida do Affinity.
Porém, eu não acredito que o Gorilla Shaman seja uma escolha absoluta.
Eu utilizei 2 slots no Sideboard para incluir essa criatura, mas eu acredito que, em se tratando de um deck como o Affinity, você vai precisar otimizar ao máximo os 15 slots do Sideboard. É nesse ponto que a junção do Gorilla Shaman e Ancient Grudge é importante e muito mais eficaz.
O Gorilla Shaman contra Affiniy no mirror match é muito bom, porém, se o oponente encaixa um Galvanic Blast nele, você terá que depender de outra cópia dessa criatura para seguir com o plano de arruinar a vida dele.
Agora, se você tem o Ancient Grudge como backup, você consegue eliminar 2 artefatos com uma única carta, devido a sua habilidade de Flashback.

Gut Shot (x2): Lembra que eu falei que o cenário horrível para o Affinity é um Gorilla Shaman entrando no turno 1 ou 2 do oponente?
Então.
Se isso acontece e você fica sem lands para gerar mana, como fazer para conjurar suas mágicas, em especial um Galvanic ou um Hydroblast que consegue destruir o Gorilla Shaman?
A resposta é simples: Gut Shot! 
Com essa mágica instantânea você não precisa de mana para conjurá-la, pois, em razão de seu custo ser uma mana pherixiana, você pode pagar tal custo com 2 pontos de vida, sem precisar depender dos terrenos que foram destruídos pelo Gorilla Shaman do oponente. 
Assim, pagando 2 pontos de vida você conjura o Gut Shot e causa 1 ponto de dano no Gorilla Shaman.
O Gut Shot, ainda, é bem versátil, podendo ser utilizado contra qualquer outra criatura que tenham uma defesa de X/1, tais como os Goblins e as Fadas.

Hydroblast (x2) e Pyroblast (x2): O Pyroblast é essencial para proteger seu Temur Battle Range (ou Fling) de uma anulação, quando você estiver prestes a fazer o ataque fatal.
Já o Pyroblast também pode ser utilizado como mais uma fonte de destruição do Garilla Shaman ou para anular aquele Goblin Bushwhacker e evitar uma ataque fulminante.



Electrickery (x2): Uma mágica instantânea muito útil contra decks baseados em criaturas pequenas, como Goblins, Elfos etc., e também pode ser utilizado para destruir o Gorilla Shaman (deu para perceber que essa criatura é bem odiada pelo Affinity, não é mesmo?).
Algumas listas trazem também no Sideboard o Krark-Clan Shaman como board sweeper, que pode causar 1 de dano em todas as criaturas para cada artefato sacrificado, porém, esse dano atinge somente as criaturas não voadoras.
Foi após jogar algumas partidas que eu percebi a necessidade de mesclar o Krark-Clan Shaman e o Electrickery.
Foi por esse motivo que eu acrescentei posteriormente uma cópia do Krark-Clan Shaman no Sideboard.

Armadillo Cloak (x1): A principal intenção dessa carta no Sideboard era ter uma fonte de vida no deck e aproveitar o +2/+2 que ela proporciona para deixar as criaturas do Affinity ainda mais fortes.
Porém, eu nunca consegui utilizar essa carta em meus jogos; ou porque não cheguei a comprá-la no momento certo ou porque eu não consegui gerar as manas necessárias no turno em que eu precisava usá-la.
Lembro-me de em uma partida contra um deck Goblins. Eu estava com essa carta na não, precisando ganhar vida para me manter firme no jogo, e não consegui o filtro de mana que eu precisava para poder conjurá-la.
Não posso dizer que o Armadillo Cloak é uma carta ruim, mas eu acho que seu custo convertido de 3 manas, sendo ainda de 2 delas de cores diferentes, acaba sendo muito pesado para o Affinity, que tem restrição na quantidade de mana a ser produzida.
Acredito que as opões mais viáveis aqui ou seria o Feed the Clan ou o Life Goes On, que são fontes de vida mais fáceis de serem conjuradas, porque ambas tem o custo de G.

Ray of Revelation (x2): Cartas que destrói encantamentos estão mais frequentemente sendo vistas no Sideboard, principalmente pela aparição de decks como BW Pestilence, W Heroic, Auras e alguns outros.
Porém, algumas listas utilizam o Serene Heart para essa função, pois, essa mágica instantânea destrói todos os encantamentos em jogo, o que acaba sendo muito bom contra o Auras e o W Heroic que se apoiam muito em encantamentos para fazer suas criaturas ficarem gigantes.
Porém, você tem que decidir entre uma das duas opções: ou ter uma carta que causa um strike nos encantamentos (Serene Heart) ou ter mais cadência, destruindo pontualmente os encantamentos específicos (Ray of Revelation).
Levando-se em consideração a versatilidade da carta, por possuir Flashback, eu acredito que o Ray of Revelation acaba sendo a opção mais adequada.


Ancient Grudge (x1): Já fiz uma exposição parcial dessa carta quando da análise do Gorilla Shaman.
O complemento que eu faço nesse tópico é o seguinte: além de ser uma carta excelente no mirror match, o Ancient Grudge também é muito bom contra Boros Monarca, que se apoia tanto nos terrenos artefatos como no Prophetic Prism.
Assim, ao diminuir 1 cópia do Gorilla Shaman, abriu-se um slot para acrescentar mais 1 cópia do Ancient Grudge no Sideboard, de forma que a lista final conta com 2 cópias dessa carta.


Relic of Progenitus (x1): É sempre conveniente possuir no Sideboard alguma carta que possa atacar o cemitério do oponente e, no caso do Affinity, o Relic of Progenitus é o mais adequado.
No entanto, o Relic of Progenitus ainda pode ser uma excelente carta contra o Stompy, pois, com ele na mesa, se um Rancor ou o Young Wolf bater no cemitério, você pode ativar a habilidade de virar desse artefato e fazer o oponente exilar essas cartas do cemitério, de modo que o oponente não consiga utilizá-las novamente.
Acredito que a quantidade para mais ou para menos do Relic of Progenitus vai depender do metagame, se há uma quantidade maior ou menor de decks que interagem com o cemitério.







MEUS RESULTADOS
Após 18 partidas jogando com o Affinity, foram 13 vitórias e 5 derrotas, totalizando um percentual de 72% - 28%, respectivamente.
Nada mal!
As derrotas vieram contra decks Goblins, Stompy e Elfos, que são decks que espalham muito a mesa com criaturas, ficando difícil em alguns momentos lidar com todas elas, ainda mais quando o Sideboard não aparece.
O Affinity também sofre contra decks baseado na estratégia "all win", ou seja, aqueles que são explosivos e partem para cima com toda a sua força, tais como o GW Auras e o Red Heroic. Porém, como é pequenas a participação desses decks no metagame em razão da fragilidade que esses decks possuem perante outros, o Affinity acaba sendo uma escolha bem acertada.
***
O Affinity é um deck muito forte e também muito versátil, pois ele te abre um leque de opções de várias cores, para que você possa escolher aquela carta que você precisa dentro de um plano de jogo.
Como todo deck, o Affinity tem seus pontos fracos, como mulligar demais e as vezes não proporcionar a cor necessária para determinada carta. 
O Gorilla Shaman e outras cartas de destruição de artefatos também são um problema para o Affinity, mas acredito que sejam contornáveis.
Porém, no geral, é um deck que recomendo com com ele, até mesmo para você entender como jogar contra ele.
Espero que tenham gostado do post.
Até mais!





Comentários

  1. muito TOP!! mandou bem!
    Só no side contra encantamentos eu prefiro usar 1 raio de d revelaçã e 1 serene hart. O raio é melhor especificamente contra apagador de jace.

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    1. Obrigado pelo comentário! Sim, realmente nesse momento com tantos W Heroic aparecendo, o Serene Heart faz sentido ao lado do Ray of Revelation!
      Continue acompanhando o blog.
      Abraço!

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